Quantcast
Channel: EU TAMBÉM CROCHETO...
Viewing all articles
Browse latest Browse all 299

Tapete Girassol em Trapilho (Técnica de Tapestry)

$
0
0
Um tapete girassol que utiliza a técnica chamada de Tapestry ou fio conduzido.
Há um bom tempo que queria fazer um tapete com esta técnica, mas ainda não tinha surgido a oportunidade e/ou a inspiração. Bom, a hora chegou ;-)




Acho esta técnica muito interessante e, na verdade, não é nada difícil de fazer. Tapestry ou fio conduzido consiste em trabalhar, ao mesmo tempo, com os fios das cores que o desenho exige. 

Assim, enquanto se tece com uma cor, os fios das outras cores "caminham" por dentro dos pontos da cor que se está tecendo. Quando chega a hora de trocar de cor, pega-se a cor que caminhou junto, começa-se a tecer com essa cor e a outra cor com que se estava tecendo, caminhará agora por dentro dos pontos da nova cor. 
Por isso se chama de "fio conduzido", pois um ou mais fios são conduzidos por dentro dos pontos da cor que se está trabalhando. Parece bem mais complicado do que é na realidade :-)




Para entender e aprender esta técnica, pode ver este vídeo tutorial aqui, mastem um monte na Internet e é só escolher o que lhe agrada mais.

Para o gráfico, clique em "Gráficos aqui", ao final da postagem.




Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!


Gráfico

Fiz o gráfico do girassol e com as cores diferentes para ficar bem claro quando é preciso trocar de cor.  O tapete é todo trabalhado em pontos altos e a última volta em branco é de pontos baixos ("x" no gráfico). Depois, em marrom, fiz a borda em ponto caranguejo, que é o ponto baixo feito para "trás", isto é, em sentido contrário daquele que se trabalha (representado no gráfico em marrom pelo "x" com uma setinha em cima indicando o sentido do ponto). Para finalizar, entre a última carreira branca e esta carreira de ponto caranguejo, fiz uma carreira de pontos baixíssimos (representada no gráfico pelas bolas marrom).

O mioloé feito depois da peça pronta e como indicado no gráfico 2, é tecido por entre os pontos altos da base: 1 ponto baixíssimo (bolas marrom) - 3 correntes (circunferências marrom) - 1 ponto baixíssimo para prender as correntes, no próximo intervalo de pontos da base. E assim sucessivamente...



Viewing all articles
Browse latest Browse all 299