Achei este ponto muito bom para fazer bolsas ou cestos, pois é bem fechado.
Ainda irei experimentar num cesto ;-)
Para os gráficos, clique em "Gráficos aqui", ao final da postagem.
Abaixo, fiz um passo a passo do pontobaixo duplo que é muito fácil. Em resumo, o ponto baixo duplo é constituído por dois pontos baixos feitos no mesmo ponto da volta anterior e com uma laçada entre eles, como mostram as fotos:
fotos 1a, 1b, 1c, 1d:é o ponto baixo comum;
foto 2: depois de fazer o ponto baixo, dá-se uma laçada na agulha, como mostra a foto;
fotos 2a, 2b, 2c, 2d, 2e: faz-se o segundo ponto baixo no mesmo "lugar" do primeiro. Como mostra a foto 2c, ficaremos com 4 laçadas na agulha e "puxa-se" tudo por entre as laçadas (2d);
foto 3: introduz-se a agulha no próximo ponto e repete-se o procedimento;
foto 4: na segunda volta (e seguintes), repete-se o procedimento, fazendo-se o ponto baixo duplo em cada ponto da volta anterior.
Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!
Gráficos
Gráficos
Abaixo estão os gráficos da base e do topo da bolsa. A base oval da bolsa é feita em pontos baixos simples (as cruzes no gráfico). A primeira carreira da lateral, quando se começa a "subir", já começa com os pontos baixos duplos mostrados no passo a passo acima, sempre feitos na alça de trás dos pontos da carreira anterior como se vê nas fotos.
Para fazer o "botão", faz-se um anel mágico, depois enche-se o anel de pontos baixos e puxa-se bem o fio do anel até desaparecer o orifício central. Quanto mais pontos baixos se fizer no anel, maior e mais alto será o botão.
Como mostra o gráfico abaixo, fazem-se as carreiras da 1 à 5 e depois, caso se queira, fazem-se as carreiras 6 e 7 de pontos baixíssimos entre as carreiras de pontos baixos 2 e 3 e as carreiras 3 e 4.