Um tapete de Trapilho em Overlay, nome geralmente dado a este tipo de crochet, com mais de 15 cores e inúmeras sobreposições de pontos, criando várias texturas, relevos e diferentes efeitos visuais. Estas são mesmo as características principais do crochet Overlay, um crochet de Sobreposições.
Foi um trabalho bastante complicado para mim, pois, além de eu nunca ter feito, não tinha gráfico ou instruções para me guiar, sem falar da grossura dos fios de malha. Vi umas fotos aqui e apaixonei-me pelos efeitos possíveis deste tipo de crochet e decidi tentar fazer. Assim, tendo estas fotos como único guia, comecei o trabalho...
Depois de muitas idas e vindas, muito carreiras inteiras desmanchadas, aos poucos fui compreendendo como funcionava. Então, após fazer a flor central, consegui libertar-me um pouco do desenho que procurava seguir e fazer os meus próprios voos, ainda que bem baixinhos.
Outra dificuldade bem grande foi a escolha das cores.Tarefa complicada, pois usei realmente muitas cores! Várias vezes desmanchei carreiras inteiras pois não me agradava a cor escolhida... Mas, depois de tudo isto, quando terminei, foi uma imensa satisfação! Para mim, valeu muito a pena!!!
Ainda tentei começar a fazer um gráfico, mas desisti, pois realmente não sei como fazer com tantas sobreposições, cores e pontos. O próximo que fizer (será?), quando me recuperar do trabalho deste e já um pouco mais familiarizada com este tipo de crochet, vou tentar fazer um passo a passo com fotos...
Entretanto, o "segredo" do Overlay é fazer uma base, no caso de pontos baixos, prendendo os pontos só nas alças de trás dos pontos da carreira anterior. Assim, as sobreposições trabalham-se nas alças da frente e atravessam diversas carreiras. Mas a base não pode ser feita toda de uma vez, pelo menos eu não fiz assim. Fazem-se no máximo 2 carreiras, na maioria das vezes só uma, e trabalham-se as sobreposições, com utilização intensa de pontos altos duplos, triplos e, até, quádruplos!
E assim, pouco a pouco vai-se construindo a peça...
E assim, pouco a pouco vai-se construindo a peça...
Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!