Um tapete e um cesto em fio de malha de várias cores formando listras e feitos no que eu chamei de variação de ponto baixo, pois não sei o nome deste ponto...
Para variar um pouco, fiz essa franja de correntinhas no tapete, pois achei que iria dar muita graça à peça. O cesto é bem normal, feito com a sequência de cores do tapete começando da base e somente resolvi fazer essa grandes alças, bem maiores do que o usual...
Gosto muito desse ponto, pois ele é bem fácil de fazer e dá um efeito que acho diferente e muito simpático. Estas são as primeiras peças de trapilho em que o aplico...
Para o gráfico, clique em "Gráficos aqui", ao final da postagem e, na colagem de fotos mais abaixo, fiz o passo a passo do ponto.
Variação do ponto baixo: quando se puxa o fio para fazer o ponto baixo normal, passa-se a agulha pelas 2 alças que nela estão, certo? Como mostra o PAP abaixo, no caso deste ponto, passa-se a agulha só pela primeira alça que nela está (fotos 2 e 3); depois, faz-se outra laçada e, então, passa-se a agulha pelas 2 alças que nela estão (fotos 3 e 4). Fica um tipo de ponto baixo um pouco mais alto, pois é um ponto sobre o outro. Muito fácil, não? ;-)
Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!
Gráfico
Gráfico
Abaixo, o gráfico do tapete com os aumentos usuais de um círculo. A figura está representada com pontos altos, mas neste caso, faz-se com essa variação de pontos baixos explicada no PAP mais acima. Começa-se por um anel mágico e eu comecei com 10 pontos sobre o anel, em vez dos 9 do gráfico, mas isso é irrelevante.
No outro gráfico sobre uma foto está o acabamento do tapete: a última volta em pontos baixos normais e depois vêm as franjinhas de correntes presas com 1 ponto baixíssimo e pulando-se 1 ponto da base.
Para o cesto utiliza-se também esse gráfico circular para a base, esta em pontos altos mesmo e com quantas voltas se quiser o diâmetro da peça. Depois é só "subir" o corpo do cesto nessa variação de pontos baixos já explicada e fazer as alças.