Quantcast
Channel: EU TAMBÉM CROCHETO...
Viewing all articles
Browse latest Browse all 299

Tapete Tapestry Estrela Azul em Trapilho

$
0
0
Um tapete Estrela Azul com a técnica "Tapestry", também chamada de fio conduzido. 

Queria fazer este tapete com a estrela há bastante tempo, mas creio que estava com um pouco de preguiça para fazer tentativas até achar a distribuição de pontos adequada. Mas, depois de fazer o tapete Girassol com esta técnica e postado há dias atrás, animei-me pois este era mais fácil para construir a distribuição certa dos pontos. Parece que tomei gosto por esta técnica ;-)




Como expliquei para o tapete Girassol, a técnica do Tapestry funciona assim: enquanto se tece com uma cor, os fios das outras cores "caminham" por dentro dos pontos da cor que se está tecendo. Quando chega a hora de trocar de cor, pega-se a cor que caminhou junto, começa-se a tecer com essa cor e a outra cor com que se estava tecendo, caminhará agora por dentro dos pontos da nova cor. Por isso se chama de "fio conduzido", pois um ou mais fios são conduzidos por dentro dos pontos da cor que se está trabalhando. Parece complicado mas não é! :-)




Para o gráfico, clique em "Gráficos aqui", ao final da postagem.

Para aprender esta técnica, pode ver este vídeo tutorial aqui, mas tem muitos na Internet e é só procurar o que mais lhe agrada.




Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!
 

Gráfico

Como se vê, o tapete é todo feito em pontos altos, com uma borda em pontos baixos (x no gráfico), e uma última carreira em ponto baixíssimo (bolas azuis no gráfico), pegando só na alça de trás da carreira de pontos baixos. 

Como observação, o tapete era para ter mais umas 2 ou 3 voltas depois da estrela (no caso em estampado), pois acho que daria mais realce à estrela. Infelizmente, não fui precavida pois só tinha um rolo do fio estampado e ele acabou! 

Também, como já comentei em vários trabalhos, esse gráfico é exatamente adequado para a grossura dos meus fios e trabalhando com agulha de 10 mm. Se você achar que necessita de mais aumentos (2 pontos no mesmo ponto da volta anterior), pois a peça começa a encurvar, particularmente nas últimas voltas em que, no meu caso, não foram necessários aumentos, não hesite, tem que fazer senão não irá ficar bem. O mais importante no gráfico são os pontos da estrela e a sua separação dos pontos do fundo. Se tiver que fazer aumentos maiores, deve ser nas últimas voltas e faça-os no fundo, não na estrela ;-)


Viewing all articles
Browse latest Browse all 299