Este fio estampado não é de malha, é de pano de algodão mesmo e mais fino do que o liso, este de malha. Para a Receita/Explicações, clique em "Gráficos aqui", ao final da postagem.
Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!
Receita/Explicações
Receita/Explicações
volta 1: como em todos os cestos redondos, começa-se por uma base feita em carreiras circulares. Eu trabalhei com agulha de 10 mm e comecei com 6 pontos baixos num anel mágico. Os aumentos básicos são sempre os mesmos:
volta 2: 2 p. baixos em cada ponto da carreira anterior;
volta 3: 1 p. baixo - 2 p. baixos no ponto seguinte , e repetir a série até ao final;
volta 4: 1 p. baixo - 1 p. baixo no ponto seguinte - 2 p. baixos no ponto seguinte, e repetir esta série até ao final;
volta 5:1 p. baixo - 1 p. baixo no ponto seguinte -1 p. baixo no ponto seguinte - 2 p. baixos no ponto seguinte, e repetir esta série até ao final;
Como costumo observar, estes são os aumentos que geralmente funcionam bem, mas também depende da grossura do seu fio. Assim, se notar que a base está a encurvar significa que tem que fazer aumentos maiores. Se, ao contrário, ela começa a ondular, significa que tem que fazer menos aumentos.
Depois da base feita, eu costumo cortar o fio, para depois começar a subir a primeira carreira pegando somente na alça de trás dos pontos da última carreira da base. O número de pontos baixos é o mesmo da última carreira da base, portanto 1 ponto em cada ponto da volta anterior e continua-se "subindo" desta forma. Eu subi 6 carreiras em ponto baixo. Ele ficou meio abauladinho, pois eu passei o fio rosa entre as 2 últimas carreiras e apertei bem para fazer o laço.
Para atampa, o procedimento foi o mesmo, mas trabalhei em espiral e fiz 5 carreiras circulares: as 4 primeiras com os mesmo aumentos da base, porém, apertando mais o ponto para ele ir encurvando e a 5º volta eu não fiz nenhum aumento, portanto, 1 ponto em cada ponto da volta 4.
Terminei com ponto caranguejo (ponto baixo feito para trás), feito em rosa e pegando somente na alça da frente dos pontos da carreira 5.
Não se esqueça que trabalhei com fio duplo e o fio ficou mais grosso. Dependendo da grossura do fio trabalhado, pode haver necessidade de diminuir os aumentos da tampa para ela ficar assim, bem abaulada.
Finalmente, para a alcinha da pega, fiz um pequeno círculo de 8 correntes e enfiei no pequeno orifício do topo da tampa (tem que ficar bem justo), e prendi do outro lado.