Este é um tapete em que uma rede de crochet em trapilho azul se entrelaça sobre uma base estampada.
Chamado de "interlocking" pelo entrelaçado de um crochet no outro ou de "dupla face" por poder ser colocado também do lado que seria do avesso, acho muito interessante esta técnica e, particularmente esta peça, não é nada difícil de fazer.
Este tapete tem, portanto, 2 faces diferentes e ambas podem funcionar como o lado do direito, embora a face que mostra a rede de crochet seja bem mais bonita e vistosa, a meu ver.
A outra é mais discreta...
Abaixo, uma visão melhor da outra face. Neta face, é o estampado que aparece mais com o fundo no azul da rede de crochet.
Abaixo, um pequeno passo a passo de como entrelaçar e prender a rede de crochet à base, que se vai fazendo à medida em que se prende.
Para os gráficos e explicações, clique em "Gráficos aqui", ao final da postagem.
Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!
Gráficos/Explicações
Conforme os gráficos abaixo, primeiro faz-se a base da peça, sobre a qual vai entrelaçar-se e prender-se a rede de crochet.
A base, feita em estampado e representada em vermelho no gráfico, é tecida em carreiras de ida e volta: 4 pontos altos - 2 correntes - pulam-se 2 pontos da base e fazem-se novamente 4 pontos altos.
Mas, atenção, começa-se por 4 pontos altos e termina-se por 1 ponto alto, independente do tamanho que se quiser a peça. Esse gráfico representa apenas uma amostra e o número de correntes iniciais irá depender da largura que quiser para o tapete.
Depois de terminar a base, começa-se então a fazer a rede de crochet. Veja que no gráfico representei a base numa cor mais apagada. Esta rede constitui-se de 1 p. baixo - 3 correntes - 1 p. baixo, série repetida até ao final da carreira. No final da carreira, vira-se a peça, mas não do lado do avesso, vira-se somente para poder trabalhar-se na ordem inversa da carreira anterior e do lado do direito. Portanto, são carreiras de ida e volta, mas todas trabalhadas no lado do direito da peça.
Também, como indica o gráfico e o passo a passo, um dos pontos baixos é feito introduzindo a agulha no meio dos 4 pontos altos e, portanto, não se pega nas alças de nenhum ponto; o ponto baixo seguinte é feito introduzindo-se a agulha no meio das "pernas" do ponto baixo da carreira anterior e, portanto, também não se pega na alça do ponto.
Depois de tudo pronto, faz-se uma carreira de pontos altos a toda a volta do tapete e, finalmente o bico que se quiser. Eu tive que fazer um bico bem simples, pois sem reparar, escolhi um rolo de fio de malha que já não estava inteiro e sobrou menos fio do que eu esperava. Assim, tive que fazer o mais simples possível para o fio dar: 1 ponto baixo - 3 correntes - 1 p. baixo, pulando-se 2 pontos da base.