Uma borboleta vermelha pousou no meu tapete, talvez atraída pela espiral nele crochetada :-)
Uma peça muito simples de pontos altos trabalhados em espiral, a qual é acentuada pelos pontos baixíssimos em trapilho vermelho feitos ao longo de todo o trabalho.
Uma peça muito simples de pontos altos trabalhados em espiral, a qual é acentuada pelos pontos baixíssimos em trapilho vermelho feitos ao longo de todo o trabalho.
A borboleta é só uma graça que me deu vontade de fazer...
Esse fio estampado tem umas pinceladas em dourado. No início não gostei muito, mas depois da peça pronta, até que fiz as pazes com esses dourados, pois são discretos e pouco brilhosos.
Gosto muito de vermelho e reparei que não tenho muitas peças em fio de malha desta cor. Aqui está uma e, se me conheço bem, virão mais trabalhos usando o vermelho. Manias ;-)
Para os gráficos e explicações, clique em "Gráficos aqui", ao final da postagem.
Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!
Gráficos/Explicações
Conforme o gráfico, fazer sobre um anel mágico essa série por 8 vezes: ponto baixo - 4 correntes - 2 pontos altos triplos - 4 correntes - ponto baixo. Ajustar o círculo do anel mágico. Depois, é só dobrar no meio para formar as asas da borboleta e prender com um fio (dar 2 voltas), e fazer 2 nós, formando-se, assim, o corpo e as antenas.Eu não prendi a borboleta ao tapete, para ter a liberdade de a mudar de lugar ou tirar. Ela fica bem firme e gordinha ;-)
Se quiser fazer uma borboleta menor, é só substituir os pontos altos triplos por duplos ou pontos altos normais.
Gráficos/Explicações
Tapete trabalhado em Espiral
Abaixo está o gráfico de como fazer a base em espiral. Trabalhei com agulha de 12mm, pois o fio era bem grosso e gastei um rolo de 1 kg. Começar por um anel mágico e, seguindo o gráfico fazer:
Volta 1 (preto): 1 corrente - 4 pontos baixos - 4 meios pontos altos - 4 pontos altos
Volta 2 (vermelho): marcar o começo da carreira com um alfinete ou um marcador qualquer. Isto é muito importante, pois se não o fizer não saberá mais qual o fim/início de cada carreira. Então, fazer 2 pontos altos em cada ponto da volta 1.
Volta 3 (verde): mudar o marcador para o início desta carreira e fazer: 1 ponto alto - 2 pontos altos no mesmo ponto da base e repetir esta série até ao final desta volta.
Volta 4 (azul): mudar o marcador para o início desta carreira e fazer: 1 ponto alto - 1 ponto alto - 2 pontos altos no mesmo ponto da base e repetir a série até ao final desta volta.
Volta 5 e seguintes: seguindo sempre a mesma lógica dos aumentos, a volta 5 seria: 1 ponto alto - 1 ponto alto - 1 ponto alto - 2 pontos altos no mesmo ponto da base e repetir a série até ao final desta volta.
Portanto, para as voltas seguintes, aumentar sempre um ponto alto entre cada 2 pontos altos feitos no mesmo ponto da base. Sempre esta mesma lógica até ao final da peça e nunca esquecer de mudar o marcador de pontos para o início da carreira que vai fazer.
No final da peça, se quiser diminuir o "degrau" que se forma quando se trabalha com pontos altos em espiral, fazer o seguinte: depois do último ponto alto da última carreira, fazer 2 meios pontos altos em cada ponto da base, 2 pontos baixos também em cada ponto da base e terminar com 1 ou 2 pontos baixíssimos. Em seguida, fazer 1 ou 2 carreiras de pontos baixos normais, isto é, subindo de uma carreira para a outra normalmente. Você verá que o "degrau" da espiral praticamente desaparece e o tapete fica redondo.
Para finalizar e disfarçar ainda mais, fazer um bico. Eu fiz um bico de leques simples (vermelho): 1 p. baixo - pular 2 pontos da base - 6 p. altos no mesmo ponto da base - pular 2 pontos da base - 1 p. baixo, e assim sucessivamente.
Espiral Vermelha: para acentuar a espiral e fazer o efeito desejado, fazer pontos baixíssimos (= laçadas) entre as carreiras de pontos altos ao longo de todo o tapete: lembrando que o fio fica sempredebaixo da peça, introduzir a agulha entre as carreiras de pontos altos, laçar o fio que está embaixo, puxar para cima, ficando assim com uma laçada na agulha. Introduzir novamente a agulha no espaço seguinte entre as carreiras, laçar e puxar para cima o fio que está embaixo e passar pela alça do fio que está na agulha. E assim sucessivamente até ao final.
Como o fio vermelho era mais fino, trabalhei com agulha de 10mm.
Como o fio vermelho era mais fino, trabalhei com agulha de 10mm.
Borboleta
Para a borboleta, trabalhei com agulha de 9mm. Conforme o gráfico, fazer sobre um anel mágico essa série por 8 vezes: ponto baixo - 4 correntes - 2 pontos altos triplos - 4 correntes - ponto baixo. Ajustar o círculo do anel mágico. Depois, é só dobrar no meio para formar as asas da borboleta e prender com um fio (dar 2 voltas), e fazer 2 nós, formando-se, assim, o corpo e as antenas.Eu não prendi a borboleta ao tapete, para ter a liberdade de a mudar de lugar ou tirar. Ela fica bem firme e gordinha ;-)
Se quiser fazer uma borboleta menor, é só substituir os pontos altos triplos por duplos ou pontos altos normais.