Com uma ideia na cabeça, criei este trabalho em homenagem a todas as Mães do Mundo, pois hoje comemora-se o Dia das Mães aqui no Brasil. Representar Rosas Vermelhas foi a minha intenção, pois para mim elas aqui simbolizam o amor apaixonado, visceral e incondicional das Mães pelos seus Filhos!
Um excelente e feliz Dia das Mães a todas!
Um excelente e feliz Dia das Mães a todas!
Depois de algumas tentativas para achar o caminho e traduzir a minha ideia para o crochet, finalmente encontrei o que procurava. Depois, foi tudo muito fácil...
Realmente, este foi um trabalho que criei com imenso prazer...
Eu fiz como um tapete para a saída do banho, talvez, mas depois coloquei em cima da mesa e ficou muito bem como centro de mesa. Não sei, cada uma dará o destino que desejar...
Para as explicações, clique em "Gráficos aqui", ao final da postagem.
Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!
Explicações
Explicações
Este foi um trabalho feito ao sabor da minha imaginação, sem gráficos ou receitas, apenas com uma ideia na cabeça que fui desenvolvendo ao longo da construção da peça. Fiz assim:
1. As rosas são círculos em ponto baixo pegando somente nas alças de trás dos pontos da carreira anterior e trabalhados em espiral. São de tamanhos variados, sendo 3 maiores, 2 médios e 2 menores, mas o tamanho entre cada grupo não é necessariamente o mesmo. Não se preocupe se variar um pouquinho. Fica até melhor!
2. Sobre as alças da frente que sobraram nos círculos, trabalhar as "pétalas" das rosas da seguinte forma: 1 ponto baixo - 3 correntes - pular um ponto e fazer outro ponto baixo. Repetir até ao final de cada círculo. Só isso!
3. Depois dispor os círculos com achar melhor, uni-los com agulha de tapeceiro pegando os pontos mais próximos do lado do avesso. Para uma peça maior, é só fazer mais círculos...
4. As folhas são feitas da seguinte forma: sobre uma tira de correntes, que podem ser 8, 10 ou12, conforme o tamanho que se quer as folhas (eu fiz de tamanhos diferentes), fazer 1 ou 2 pontos baixos, 1 ou 2 meios pontos altos, 1 ou 2 pontos altos e depois inverter a ordem, fazendo
1 ou 2 meios pontos altos e terminar com 1 ou 2 pontos baixos. Aí, virar e fazer do outro lado da tira de correntes a mesma sucessão de pontos.
Em seguida, fazer no meio da tira de correntes uma carreira de pontos baixíssimos de outra cor (no meu caso, verde mais claro). Não se esqueça que para fazer este ponto baixíssimo, o fio fica por debaixo da peça: enfia-se a agulha pela frente, puxa-se o fio que está debaixo, passa-se pela laçada que está na agulha e faz-se a corrente.
Uma das folhas eu fiz só de um lado. O importante, é fazer esta sucessão de pontos, do mais baixo até ao mais alto e depois "descer". Se a folha é maior, fazer 2 pontos de cada, se é menor, fazer só um ponto de cada...
5. Finalmente, dispor as folhas à volta da peça, nas posições que achar mais bonito e costurar do lado do avesso, como foi feito na união dos círculos.
Pronto, está feita a sua peça!
Um beijo a todas e Bons Trapilhos :-)
Helena