Quantcast
Channel: EU TAMBÉM CROCHETO...
Viewing all articles
Browse latest Browse all 299

Tapete Guarda-Sol em Trapilho

$
0
0
Os guarda-sóis coloridos das praias foram a inspiração para o trabalho de hoje, o tapete Guarda-Sol, construído a partir da união de 7 triângulos, cada um da sua cor.




Dado o imenso colorido dos triângulos, escolhi o branco para o crochet da união dos mesmos, para a barra e para a roseta central.




Os triângulos são muito fáceis de fazer, pois são em ponto alto, em carreiras de ida e volta. Também as uniões e a barra são bem simples, alças de correntes presas com ponto baixo. 
Um pouco trabalhoso, talvez, mas nada demais... 




Para os gráficos/explicações, clique em "Gráficos aqui", ao final da postagem.




Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!

Gráficos/Explicações
Usei agulha de 9mm  e o tapete mede cerca de 80cm de uma ponta à outra.

1. Gráfico dos triângulos: primeiro fazem-se os triângulos em carreiras de ida e volta e todos em ponto alto. Os símbolos vermelhos nas pontas de cada carreira significam 2 pontos altos fechados juntos (são as diminuições). No topo, são as 3 correntinhas para subir (= 1 ponto alto), fechadas juntas com mais 2 pontos altos. 

Depois faz-se a borda toda do primeiro triângulo: 3 correntes presas com 1 ponto baixo, como indica o gráfico. 

Para um tapete maior, é só aumentar a base correntes (21, nesta peça), e usar a mesma lógica das diminuições do gráfico. O número de correntes deve ser em número ímpar para a borda de alças da base dar certo.

2. Gráfico da união dos triângulos e da borda do tapete:nos outros triângulos, faz-se a borda da base, continua-se pelo lado e, no último lado, vai-se unindo à borda já feita do outro triângulo, por meio de um ponto baixíssimo, como indicam as bolas vermelhas no gráfico abaixo. Seriam assim as alças de correntes: 1 corrente - 1 ponto baixíssimo pegando a alça de corrente da borda do outro triângulo - outra corrente - 1 p. baixo para prender a alça na lateral do triângulo que se está trabalhando. E assim sucessivamente. No ultimo triângulo, são as 2 laterais que se tem que unir desta forma.

A borda são 2 carreiras também com as mesmas alças de correntes dos triângulos, conforme o gráfico


3. Gráfico da Roseta central: esta roseta é feita depois dos triângulos já estarem unidos e de "fora" para "dentro". Como mostra o gráfico abaixo, começa-se por fazer as alças de correntes que serão presas por um ponto baixo ("x" vermelho), no topo de cada triângulo (carreira 1). A carreira 2 é de pontos baixos ("x" pretos), um em cada alça de correntes, .


Viewing all articles
Browse latest Browse all 299