Um tapete com ponto Puff em trapilho cinza claro e bordeaux.
Fiz este tapete para aprender e treinar o ponto Puff, pois eu nunca tinha feito este ponto, o qual acho muito bonito. Assim, desenvolvi esta receita de tapete para poder aplicá-lo bastante.
Fiz este tapete para aprender e treinar o ponto Puff, pois eu nunca tinha feito este ponto, o qual acho muito bonito. Assim, desenvolvi esta receita de tapete para poder aplicá-lo bastante.
Nada difícil de fazer, ficaria até mais em relevo se eu tivesse escolhido um fio mais "duro". Este fio bordeaux é muito bonito, com um certo brilho, mas é bem "molinho". Para o próximo trabalho com este ponto, vou escolher outro tipo de fio para obter um efeito mais em relevo...
Abaixo, fiz um passo a passo de como fazer este ponto. Espero que esteja auto explicativo! Em "Gráficos aqui", ao final da postagem, encontrará a minha receita desta peça, o gráfico do ponto Puff e o gráfico do tapete.
Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!
Gráficos/Receita
Gráfico do Ponto Puff
Gráfico do Tapete
Como ainda não achei um programa para fazer gráficos que eu goste, na verdade eu faço "manualmente" no Power Point mesmo. Por isso não tem como ficar perfeito, mas creio que dá para entender. Bom, pelo menos eu entendo... :-)
Receita/Pattern
Para quem não sabe ler gráficos, aqui está a minha receita. Para começar a aprender a ler gráficos, seria muito interessante você ler cada volta da receita e observar a volta correspondente no gráfico. O gráfico nada mais é do que a tradução da receita em símbolos.
Volta 1 (Bordeaux): 12 p. altos num anel mágico. Ajustar o anel depois de completar a volta;
Volta 2 (Bordeaux): 1 ponto Puff em cada ponto alto da volta 1, separados por 1 corrente: 1 p. Puff - 1 corrente e repetir a série até ao final da carreira; Total de 12 pontos Puff.
Volta 3 (Cinza): 2 p. altos sobre o intervalo da corrente da volta 2, seguidos de 1 p. alto sobre o p. Puff. Repetir esta série até ao final da carreira;
Volta 4 (Bordeaux): 1 p. puff sobre o ponto alto feito sozinho da volta 3 - 1 p. alto no ponto seguinte - outro p. Puff no próximo ponto. Repetira esta série até ao final da carreira. Total de 18 pontos Puff.
Volta 5 (Cinza): 1 p. alto sobre cada p. Puff da volta 4 - 2 p. altos sobre o p. alto seguinte da volta 4. Repetir esta série até ao final da carreira.
Volta 6 (Bordeaux): 1 p. alto - 1 p. Puff no ponto seguinte - outro p. Puff no p. seguinte. Repetir esta série até ao final da carreira.
Volta 7 (Cinza): 1 p. alto - 1 corrente - 1 p.alto no ponto seguinte - 1 corrente.... e assim sucessivamente até ao final da volta.
Volta 8 (Bordeaux): 1 p. Puff sobre o intervalo de corrente da volta7 - 1 corrente - 1 ponto Puff no intervalo de corrente seguinte - 1 corrente ... e assim sucessivamente até ao fina da volta.
Volta 9 (Cinza): 1 p. alto sobre o intervalo de corrente da volta 8 - 1 corrente - 1 p. alto sobre o intervalo de corrente seguinte... e assim sucessivamente até ao final da volta.
Volta 10 (Cinza): 1 p. alto sobre o intervalo de corrente da volta 9 - 2 corrente - 1 p. alto sobre o intervalo de corrente seguinte ... e assim sucessivamente até ao final da volta.
Volta 11(Bordeaux): 1 p. Puff sobre o intervalo de corrente da volta10 - 1 corrente - novamente
1 p. Puff sobre o intervalo de corrente seguinte - 1 corrente... e assim sucessivamente até ao final da volta.
1 p. Puff sobre o intervalo de corrente seguinte - 1 corrente... e assim sucessivamente até ao final da volta.
Volta 12 (Cinza): 2 p. altos separados por 1 corrente sobre cada intervalo de corrente da volta 11.
Volta 13(Cinza): 2 p. altos separados por 2 corrente sobre cada intervalo de corrente da volta 12.
Bico de acabamento
Volta 1: 1 p. baixo sobre qualquer intervalo de corrente da volta 13 - 6 correntes - outro p. baixo pulando os 2 p. altos com 1 corrente no meio, seguintes - 6 correntes ...e assim sucessivamente até ao final da volta.
Volta 2: Sobre cada arco de corrente da volta anterior fazer: 1 p. baixo - 1 meio p. alto - 2 p. altos - 1 meio p. alto -1 p. baixo - 1 ponto baixíssimo sobre o p. baixo da volta anterior ... e repetir esta série em dada arco de corrente até ao final.
... e está pronto o seu tapete.
Bons Trapilhos! :-)
Helena