Quantcast
Channel: EU TAMBÉM CROCHETO...
Viewing all articles
Browse latest Browse all 299

Tapete Trançado em Verdes de Trapilho

$
0
0
Um tapete de trapilho trançado em 3 tons de verde, resultado de uma tentativa de trazer para o trapilho o efeito "caleidoscópio" produzido pelas tranças no meio do crochet. Este efeito é visível com o tapete visto de cima e de mais longe. 
Portanto, tem que afastar a tela para poder ver, embora não seja tão importante assim :-)





Foram algumas tentativas nas várias voltas para poder produzir uma boa receita e que funcionasse bem no trapilho, mesmo porque eu não sabia muito bem como se fazia...




 O tapete é feito em pontos altos e com alças de correntes que ficam soltas entre os grupos de pontos altos, para depois serem trançadas, como se vê na foto abaixo.


O antes e o depois




Depois que finalmente achei a lógica deste crochet, a coisa fluiu muito bem. Fiz dois "passo a passo" e, se clicar em "Gráficos aqui" ao final da postagem, verá a minha receita completa.
Não é nada complicado, é só entender a lógica que eu tento explicar na receita.



Passo a passo: como se fazem as alças de correntes


Passo a passo: como trançar as alças de correntes


Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!




Receita/Explicações

Depois de algumas tentativas, esta é a minha receita final e que funcionou muito bem.
Os "passo a passo" acima ajudam a entender melhor a receita, creio eu.


Volta 1) Como indica o gráfico abaixo da volta 1, fazer um anel mágico e sobre ele fazer: 2 p. altos - 8 correntes e fechar a alça de correntes com p. baixíssimo na primeira corrente - ... e repetir esta série até completar as 6 alças de correntes mostradas no gráfico.


Volta 2) Sobre o primeiro p. alto entre as alças de correntes da volta 1, fazer:
2 p. altos - outros 2 p. altos no p.alto seguinte da base - 8 correntes e fechar a alça de correntes com p. baixíssimo na primeira corrente. Repetir esta série até completar a volta. 
Portanto, são 4 p. altos entre as alças de correntes e, ao final, você deverá ter 24 p. altos e as 6 alças de correntes. Observe o passo a passo em fotos da elaboração destas alças.

Volta 3)  Sobre o primeiro p. alto entre as alças de correntes da volta 2, fazer:
2 p. altos - outro p. alto no p.alto seguinte da base - um outro p. alto no terceiro p. alto da base - e mais outro p. alto no quarto p. da base - 8 correntes e fechar a alça de correntes com p. baixíssimo na primeira corrente. Repetir esta série até completar a volta. 
Portanto, são 5 p. altos entre as alças de correntes e, ao final, você deverá ter 30 p. altos e as 6 alças de correntes

Volta 4)  Nesta volta vamos dobrar as alças de correntes e passaremos a ter 12 alças até ao final dotrabalho: fazer 2 p. altos começando pelo primeiro ponto da base entre as alças - 1 p. alto sobre cada um dos 4 pontos seguintes da base - 8 correntes e fechar a alça de correntes com p. baixíssimo na primeira corrente - 1 p. alto sobre cada um dos 4 pontos seguintes da base - 2 p. altos no último ponto da base - 8 correntes e fechar a alça de correntes com p. baixíssimo na primeira corrente. Repetir esta série até completar a volta. 
Portanto, ao final desta volta, você deverá ter 36 p. altos e as 12 alças de correntes.

Nas 12 voltas seguintes, a lógica é sempre a mesma:
a) pontos altos - alça de 8 correntes - pontos altos;
b) Entre as alças de correntes, aumentar sempre um ponto alto de uma volta para a volta seguinte. Assim, na volta 5 você deverá ter 12 alças e 48 pontos altos no total, pois são 4 p. altos entre cada 2 alças; volta 6 serão as 12 alças e 60 pontos altos (5 p. altos entre cada 2 alças); volta 7 serão 72 p. altos (6 p. altos entre cada 2 alças) e assim sucessivamente até fazer o número de voltas que quiser. 
Nesta peça, eu fiz 12 voltas destas.


Agora vamos tratar de terminar o tapete. Neste ponto, você deverá trançar todas as alças como eu mostro na foto colagem acima. Terminando de trançar, você verá que "sobrou" para fora da peça a última alça. Então, vamos fazer o seguinte:

a) Fazer 2 carreiras ou voltas de pontos baixos, fazendo um aumento entre as alças de uma carreira para a outra, isto é, em um dos pontos da base (pode ser no meio), fazer 2 pontos baixos. 
Observação: no meu caso, na terceira carreira de p. baixos não foi necessário este aumento. Você verá se será necessário, pois depende da grossura do fio.

b) Fazer uma terceira carreira de pontos baixos e nesta altura as alças já não devem "sobrar". Então, quando chegar à alça fazer o ponto baixo prendendo esta alça. E assim deve ser feito com todas as outras alças.
Observações: no meu caso, nesta terceira carreira de p. baixos não foi necessário fazer aumentos. Você verá se será necessário, pois depende da grossura do seu fio.
Se você achar necessário fazer uma quarta carreira de pontos baixos para prender as alças, siga o seu instinto e faça, pois também depende um pouco da grossura do seu fio.

c) Presas as alças, agora é só dar um acabamento ao tapete. Eu fiz o seguinte:
  - Fiz uma quarta carreira de p. baixos pegando só na alça de trás dos pontos da carreira anterior;
  - Fiz uma quinta carreira de p. baixos normal, isto é, pegando nas duas alças;
  - Com uma cor fiz alças de correntes: ponto baixo - 3 correntes - pular um ponto da base e prender as correntes com outro ponto baixo. Repetir até completar a volta
  - Com outra cor fiz também alças de correntes como descrito acima, mas os pontos baixos são feitos nos pontos que se pularam na carreira anterior, portanto, nos pontos que estão "vazios". Desta forma ficaremos com alças de cores diferentes, intercaladas.


Está pronto o tapete!
Bons trapilhos :-)
Helena

Viewing all articles
Browse latest Browse all 299